Notícias

Boas práticas, auditorias e certificações

Comprovando a eficácia de seu Sistema Integrado de Gestão, as empresas do Grupo Emalto passaram pelos processos de auditorias para comprovação de suas boas práticas de gestão.

Em setembro recebemos a auditoria interna da qualidade realizada pela Loretus Gestão Empresarial com o auditor Almir Vieira. O objetivo foi avaliar a conformidade do sistema de gestão com a norma ISO 9001:2015 tendo como princípio um procedimento sistematizado e imparcial de avaliação dos processos de provisão de produtos e serviços da organização, com o intuito de averiguar se estão sendo cumpridos pelo Grupo Emalto os requisitos da norma ISO 9001 e os requisitos da própria organização, com a finalidade de demonstrar se o sistema de gestão da qualidade está implementado e mantido de forma eficaz.

No mês de novembro foi realizada a auditoria externa pela certificadora Rina, tendo os seguintes auditores Ailson José da Silva (Auditor Líder), Heliane Maria Sousa Rosa (Auditora) e Alex Miranda (Auditor). O objetivo foi o mesmo da auditoria interna, somente com a diferença de ser realizada pelos auditores externos da certificadora Rina. Devido às normas de prevenção da Covid-19, a auditoria foi realizada de forma remota sem a presença física dos auditores e contou com o importante apoio da equipe de TI que manteve um técnico em cada setor auditado para o suporte necessário.

A auditoria seguiu uma lógica natural, ou seja, o primeiro foco foram os processos principais das atividades fins do negócio que são os processos que geram os produtos e serviços que atendem nossos clientes externos. E o segundo foco são os importantes processos de apoio das atividades meios. O resultado da auditoria foi positivo, pois no julgamento da equipe auditora, o Sistema de Gestão da Organização como um todo é eficaz e está em conformidade com os requisitos da norma. Portanto as empresas Emalto Indústria Mecânica, Emalto Estruturas Metálicas e Emalto Energia estão aptas à recertificação das normas ISO 9001:2015.

O Diretor de Planejamento e Qualidade, Eduardo Torquetti, comentou sobre as auditorias: “O Grupo Emalto possui um Sistema Integrado de Gestão que atende os requisitos das normas ISO e que ao mesmo tempo atende as cinco partes interessadas, os chamados stakeholders que são os seus colaboradores, acionistas, clientes, sociedades e fornecedores. As auditorias (sejam elas internas ou externas) são uma ferramenta importante para promover a melhoria continua. Com elas é possível fazer uma avaliação geral da empresa, olhando de dentro dos processos para os pontos que precisam de ajustes.”