Notícias

Painel de gestão da tecnologia da informação

O Grupo Emalto implantou o “Painel de gestão à vista da Tecnologia da Informação”. O painel tem como objetivo monitorar os recursos tecnológicos e garantir a máxima disponibilidade e performance dos mesmos além de antecipar e prevenir possíveis falhas. Possibilita também o aumento da eficácia na prestação de serviços de TI e consequentemente uma redução de custos. O Painel é composto por 8 monitores de 19”, 2 computadores e 2 nobreaks.

Além do Painel, a empresa reestruturou nos últimos três anos toda a infraestrutura de tecnologia da informação. Foram adquiridos servidores para todas as empresas do Grupo, virtualização de servidores, equipamentos para armazenamento e backup, novos computadores para os setores de trabalho, redundância de link de dados que interligam as empresas do Grupo, infraestrutura de salas para vídeo e teleconferências.

A Gerente de TI, Maysa Dode, explicou sobre as melhorias: “O Painel foi idealizado pelo Analista de Sistemas André Marlon e através desse recurso podemos ter uma visão dos equipamentos e serviços essenciais, identificando falhas e reduzindo o tempo de solução em caso de alguma anomalia, possibilitando o suporte de forma integrada a todo o Grupo Emalto.O Painel é a evolução dos investimentos que a empresa realiza na área da Tecnologia da Informação, adquirindo servidores de ponta, computadores e softwares de qualidade, podemos oferecer um serviço melhor aos usuários e também contribuir com o meio ambiente, pois a vida útil dos equipamentos faz com que haja uma redução do lixo eletrônico.”

Com o painel de TI é possível fazer a gestão dos servidores, links de comunicação e equipamentos ligados a rede como: switches, roteadores, relógios de ponto, catracas, máquinas de corte(CNC) e câmeras de segurança. Ocorrendo alguma falha, o painel exibe um sinal de alerta, possibilitando a identificação do problema antes de ser comunicado pelo usuário.

O Analista de Sistemas André Marlon comentou sobre o Painel: “A ideia surgiu após a implantação do sistema de monitoramento, onde notamos a necessidade de acompanhar constantemente e em tempo real todos os principais recursos tecnológicos do Grupo Emalto.O projeto foi elaborado de forma colaborativa com os demais colegas da TI e nos permite trabalhar de forma proativa analisando dados e antecipando possíveis falhas.” Resumiu o analista.