A Emalto Energia fabricou o novo modelo de Hub da Nordex. A Peça tem 3,9m de altura e pesa 29 toneladas. Este componente faz parte do novo modelo N163/5X da plataforma Delta 4000 que a Nordex está desenvolvendo no Brasil. As turbinas que receberão este componente têm a capacidade de geração de até 5.7MWH e serão instaladas no parque de ventos de Santa Eugenia (BA).
O Gerente da Emalto Energia, Lucas Andrade, comentou sobre o novo produto: “Este é um dos maiores componentes do tipo em desenvolvimento no Brasil e está sendo homologado exclusivamente na Emalto. A empresa fez investimentos em novos dispositivos para usinagem e em 2 novas pontes rolantes com capacidade de 35 toneladas visando o atendimento de novas peças do segmento eólico que estão crescendo em tamanho e peso.”
Em 1992 foi instalado o primeiro aerogerador no Brasil, mais precisamente em Fernando de Noronha (PE), dando início ao segmento de energia eólica no país. Atualmente,de acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira da Energia Eólica, são 695 parques e mais de 8.300 aerogeradores. Uma década atrás o segmento ainda contava com menos de 1 GW de capacidade e hoje é o segundo maior, ficando atrás apenas da hidrelétrica que possui 58,7% do parque instalado no país.