Sistema integrado de gestão

Em novembro de 2020 a Emalto Energia foi certificada conforme os requisitos da norma ISO 9001, e em junho de 2021 conforme os requisitos das normas ISO 14001 e ISO 45001 de forma integrada com as empresas do Grupo: Emalto Indústria Mecânica e Emalto Estruturas Metálicas.

Missão

Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes nas atividades de industrialização de aços.

Visão

A EMALTO deseja ser reconhecida pela excelência de sua gestão integrada, destacando-se pela confiabilidade de seus produtos e serviços e pela proatividade nas soluções, gerando maior valor para as partes.

Valores

  • Ética nos relacionamentos profissionais;
  • Comprometimento visando a cumprir aquilo que foi prometido;
  • Respeito às pessoas, pois são elas que representam a nossa empresa e a fazem existir;
  • Humor responsável, como forma de mantermos um clima saudável de trabalho;
  • Equilíbrio do tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Princípios

Negócios da empresa

Emalto Indústria Mecânica LTDA

Projeto, fabricação, montagem e usinagem pesada de: 

Emalto Estruturas Metálicas LTDA

Projeto, fabricação, montagem de:

Emalto
Energia LTDA

Projeto, fabricação, montagem e usinagem pesada de:

“ A EMALTO possui um Sistema Integrado de Gestão que abrange a Qualidade (NBR ISO 9001), Meio Ambiente (NBR ISO 14001), a Segurança e Saúde no Trabalho (NBR ISO 45001) e a Responsabilidade Social (NBR 16001) objetivando o atendimento às necessidades das partes interessadas:

  • Atender aos requisitos e necessidades dos clientes externos é prioritário para a EMALTO;
  • Obter lucro para remunerar de forma adequada o capital investido pelos seus sócios proprietários;
  • Garantir a participação, consulta, saúde e a segurança dos trabalhadores, atender suas necessidades e promover o crescimento
    do ser humano de forma continuada;
  • Desenvolver com fornecedores as relações de benefícios mútuos para aumentar a capacidade de agregar
    valor para ambos;
  • Contribuir para o desenvolvimento social da região na qual a EMALTO está inserida;
  • Atuar preventivamente para minimizar a poluição e os impactos ambientais significativos decorrentes de
    suas atividades;

É compromisso permanente da EMALTO promover a melhoria contínua de processos, produtos e serviços e atender os requisitos das legislações e normas aplicáveis ao negócio na gestão da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social”.

Baseado na Política do Sistema Integrado de Gestão, o Grupo EMALTO estabelece os Objetivos Organizacionais:

  • Clientes externos: Entregar os produtos ou serviços no prazo acordado em contrato, conforme os requisitos técnicos especificados nos projetos e normas técnicas nacionais e internacionais aplicáveis;
  • Sócios proprietários: Otimizar os processos, reduzir custos operacionais da fabricação e eliminar desperdícios de forma a garantir a lucratividade;
  • Colaboradores: Aplicar as medidas preventivas de controle a segurança e saúde dos trabalhadores de forma a garantir a segurança e promover ações de capacitação e crescimento profissional;
    Fornecedores: Aprimorar a relação com os fornecedores, estimulando o fornecimento de produtos e/ou serviços comprometidos com questões ambientais, segurança e saúde, sociais e de melhoria da qualidade;
  • Sociedade: Desenvolver e aplicar projetos de ações sociais para comunidades carentes na região em que a EMALTO está inserida. Registrar os aspectos e impactos existentes nos processos principais e de apoio do negócio, para determinar as medidas de controle dos impactos negativos ao meio ambiente e o atendimento aos requisitos legais regulamentares aplicáveis ao negócio.

Fundamentos da gestão de resultados

Enfatizamos os fundamentos da busca contínua da Qualidade Total. Salientamos que a base do nosso sucesso são as pessoas.

Para satisfazer as necessidades das pessoas é preciso desenvolver dentro da organização a habilidade em utilizar métodos, técnicas e ferramentas de forma a melhorar os seus resultados. As melhorias são conduzidas levando-se em consideração as seguintes dimensões, que, constituem o conceito da qualidade Total:

Qualidade Intrínseca: Esta dimensão refere-se à percepção imediata que o cliente tem em relação ao produto/serviço, como, por exemplo: facilidade no uso, estética, durabilidade… Ou seja, características que agregam valor a este.

Custo: A dimensão custo equivale ao custo operacional para concepção do produto ou fabricação do bem. Como exemplo: custo de vendas, compras, matéria prima, recursos humanos, equipamentos, manutenção, etc.

Entrega/Atendimento: Este item se refere à capacidade de entregar/atender no local certo, no momento certo e na qualidade certa, os produtos ou fornecer os serviços.

Segurança: Este item equivale a garantir a integridade física das pessoas/empregados e usuários do produto/serviço.

Meio Ambiente: Preservar o Meio Ambiente com ações de mitigação dos impactos ambientais é uma diretriz em todos os seus processos.

Moral: O moral equivale ao nível de satisfação do grupo de pessoas que constitui a organização.

A figura abaixo apresenta uma das formas de visualizar estas dimensões tal como uma casa (Qualidade, Custo, Entrega, Segurança e Meio Ambiente são os pilares, enquanto que o Moral é a base ou fundação). É preciso que estes elementos estejam em equilíbrio para levar satisfação aos clientes e, consequentemente, atingir o objetivo maior da organização: sobreviver e prosperar.