Sistema integrado de gestão

O Sistema de Gestão da Qualidade da Emalto Estruturas Metálicas, foi implementado desde sua fundação em 2010, ele foi baseado no sucesso do modelo de Gestão da Emalto Industria Mecânica. No ano de 2014, as lideranças da Emalto optaram então por submeter este sistema de gestão a uma auditoria de certificação, e ela conquistou então a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, comprovando assim a associação de suas práticas de gestão aos requisitos da norma NBR ISO 9001. Em junho de 2021 a Emalto Estruturas Metálicas foi certificada conforme os requisitos das normas ISO 14001 e ISO 45001 de forma integrada com as empresas do Grupo: Emalto Indústria e Emalto Energia.

A certificação é vista como mera consequência de um trabalho transparente e excelência na gestão para a garantia da qualidade, preservação do meio ambiente, ações sociais e segurança e saúde no trabalho. Assim como na Emalto Industria Mecânica, a permanente inspeção no processo de produção, com a finalidade manter a qualidade total, é outro fator que contribui com a expectativa de êxito diante do processo de melhoria continua.

Missão

Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes nas atividades de industrialização de aços.

Visão

A EMALTO deseja ser reconhecida pela excelência de sua gestão integrada, destacando-se pela confiabilidade de seus produtos e serviços e pela proatividade nas soluções, gerando maior valor para as partes.

Valores

  • Ética nos relacionamentos profissionais;
  • Comprometimento visando a cumprir aquilo que foi prometido;
  • Respeito às pessoas, pois são elas que representam a nossa empresa e a fazem existir;
  • Humor responsável, como forma de mantermos um clima saudável de trabalho;
  • Equilíbrio do tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Princípios

Negócios da empresa

Emalto Indústria Mecânica LTDA

Projeto, fabricação, montagem e usinagem pesada de: 

Emalto Estruturas Metálicas LTDA

Projeto, fabricação, montagem de:

Emalto
Energia LTDA

Projeto, fabricação, montagem e usinagem pesada de:

“ A EMALTO possui um Sistema Integrado de Gestão que abrange a Qualidade (NBR ISO 9001), Meio Ambiente (NBR ISO 14001), a Segurança e Saúde no Trabalho (NBR ISO 45001) e a Responsabilidade Social (NBR 16001) objetivando o atendimento às necessidades das partes interessadas:

  • Atender aos requisitos e necessidades dos clientes externos é prioritário para a EMALTO;
  • Obter lucro para remunerar de forma adequada o capital investido pelos seus sócios proprietários;
  • Garantir a participação, consulta, saúde e a segurança dos trabalhadores, atender suas necessidades e promover o crescimento
    do ser humano de forma continuada;
  • Desenvolver com fornecedores as relações de benefícios mútuos para aumentar a capacidade de agregar valor para ambos;
  • Contribuir para o desenvolvimento social da região na qual a EMALTO está inserida;
  • Atuar preventivamente para minimizar a poluição e os impactos ambientais signficativos decorrentes de suas atividades;

É compromisso permanente da EMALTO promover a melhoria contínua de processos, produtos e serviços e atender os requisitos das legislações e normas aplicáveis ao negócio na gestão da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social”.

Baseado na Política do Sistema Integrado de Gestão, o Grupo EMALTO estabelece os Objetivos Organizacionais:

  • Clientes externos: Entregar os produtos ou serviços no prazo acordado em contrato, conforme os requisitos técnicos especificados nos projetos e normas técnicas nacionais e internacionais aplicáveis;
  • Sócios proprietários: Otimizar os processos, reduzir custos operacionais da fabricação e eliminar desperdícios de forma a garantir a lucratividade;
  • Colaboradores: Aplicar as medidas preventivas de controle a segurança e saúde dos trabalhadores de forma a garantir a segurança e promover ações de capacitação e crescimento profissional;
    Fornecedores: Aprimorar a relação com os fornecedores, estimulando o fornecimento de produtos e/ou serviços comprometidos com questões ambientais, segurança e saúde, sociais e de melhoria da qualidade;
  • Sociedade: Desenvolver e aplicar projetos de ações sociais para comunidades carentes na região em que a EMALTO está inserida. Registrar os aspectos e impactos existentes nos processos principais e de apoio do negócio, para determinar as medidas de controle dos impactos negativos ao meio ambiente e o atendimento aos requisitos legais regulamentares aplicáveis ao negócio

Fundamentos da gestão de resultados

Enfatizamos os fundamentos da busca contínua da Qualidade Total. Salientamos que a base do nosso sucesso são as pessoas.

Para satisfazer as necessidades das pessoas é preciso desenvolver dentro da organização a habilidade em utilizar métodos, técnicas e ferramentas de forma a melhorar os seus resultados. As melhorias são conduzidas levando-se em consideração as seguintes dimensões, que, constituem o conceito da qualidade Total:

Qualidade Intrínseca: Esta dimensão refere-se à percepção imediata que o cliente tem em relação ao produto/serviço, como, por exemplo: facilidade no uso, estética, durabilidade… Ou seja, características que agregam valor a este.

Custo: A dimensão custo equivale ao custo operacional para concepção do produto ou fabricação do bem. Como exemplo: custo de vendas, compras, matéria prima, recursos humanos, equipamentos, manutenção, etc.

Entrega/Atendimento: Este item se refere à capacidade de entregar/atender no local certo, no momento certo e na qualidade certa, os produtos ou fornecer os serviços.

Segurança: Este item equivale a garantir a integridade física das pessoas/empregados e usuários do produto/serviço.

Meio Ambiente: Preservar o Meio Ambiente com ações de mitigação dos impactos ambientais é uma diretriz em todos os seus processos.

Moral: O moral equivale ao nível de satisfação do grupo de pessoas que constitui a organização.

A figura abaixo apresenta uma das formas de visualizar estas dimensões tal como uma casa (Qualidade, Custo, Entrega, Segurança e Meio Ambiente são os pilares, enquanto que o Moral é a base ou fundação). É preciso que estes elementos estejam em equilíbrio para levar satisfação aos clientes e, consequentemente, atingir o objetivo maior da organização: sobreviver e prosperar.