Notícias

Auditorias como ferramenta de gestão

As auditorias são ferramentas que permitem as organizações verificarem seus procedimentos de rotina, criados e gerenciados para atender as normas e objetivos estratégicos da empresa. Permite uma análise crítica do sistema de gestão e aponta as oportunidades de melhoria.
No ano de 2022 as empresas do Grupo Emalto: Emalto Industria Mecânica, Emalto Estruturas Metálicas e Emalto Energia, passaram por auditorias internas e externas de seu Sistema Integrado de Gestão, em atendimento as normas ISO 9001, Gestão da Qualidade, ISO 14001, Meio Ambiente e ISO 45001, Saúde e Segurança do Trabalho, em atendimento ao processo de manutenção de suas certificações. As Empresas do Grupo tiveram também uma série de auditorias de clientes avaliando a capacidade das empresas em atender as suas necessidades e expectativas.
Após realizadas as auditorias do ano de 2022, foi evidenciado que o Sistema Integrado de Gestão se encontra em conformidade com as Leis, Normas e Procedimentos, atendendo aos objetivos das partes interessadas e aos Objetivos Estratégicos das Empresas e do Grupo Emalto.
O Diretor de Planejamento e Qualidade do Grupo Emalto, Eduardo Torquetti, comentou sobre os resultados das auditorias do ano de 2022:
A empresa produz os seus produtos mediante a realização dos processos de manufatura em ciclos SDCAs e PDCAs. O processo de auditoria corresponde à fase C do ciclo PDCA que consiste em verificar se o que foi planejado na fase P está sendo executado na fase D e gerando os resultados desejados. Em caso de ocorrência de anomalias ou não conformidades entre o que foi planejado versus o que foi realizado, ações de melhoria são implementadas completando assim a fase A do ciclo.
Conceitos das ações empregadas:
Ações pontuais de correção: ver e agir no produto ou serviço não conforme de forma imediata;
Ações corretivas: ações nas causas geradoras para evitar a reincidência da não conformidade;
Ações rotineiras no sistema SIG: ações de mitigação dos riscos e de aproveitamento das oportunidades em cada processo existente na organização.