Notícias

Forno de Pelotização da VBS

A Emalto Indústria Mecânica Ltda concluiu o fornecimento do Forno de Pelotização da VSB – Vallourec Soluções Tubulares do Brasil – montado em sua planta industrial, localizada na cidade mineira de Jeceaba.
No contrato Turn-Key constava engenharia de detalhamento, fabricação, desmontagem e montagem do forno que pesa 330 toneladas com diâmetro de 6.000mm e comprimento de 37 metros.
Devido às condições das nossas estradas, tivemos que alterar o processo de fabricação onde fizemos módulos menores em nossa fábrica e o acoplamento final na obra, exigindo um esforço enorme da equipe de montagem, solda e tratamento térmico por estar em condições precárias com o excesso de poeira, sol e chuva por se tratar de montagem em área aberta / descoberta.

Quem dá os detalhes é o coordenador Milton Júnior que esteve à frente de todo o projeto:
“O Forno de Pelotização é um equipamento que trabalha com níveis de tolerâncias muito apertadas devido ao engrenamento da motorização e a temperatura de trabalho, com isso enfrentamos desafios enormes durante a montagem e solda do conjunto. Dentre todos os desafios do projeto, o maior foi o lançamento do conjunto que pesa 370 toneladas com o revestimento refratário, onde teve que ultrapassar uma tubulação existente a 35 metros de altura. Essa operação, considerada uma das maiores feitas em Minas Gerais, utilizou dois guindastes Kobelco de 600 toneladas cada e necessitou de 32 carretas para o transporte de São Paulo até Minas Gerais.
Os pontos mais importantes desse projeto foram a entrega dentro do prazo acordado e trabalharmos 164 dias sem nenhum acidente CPT e SPT sendo um marco histórico nesse tipo de obra”.
Como disse o nosso presidente Paulo Roberto Torquetti: “A fabricação, montagem e comissionamento desse gigante de 330 toneladas sem nenhum desvio de segurança, qualidade e prazo de entrega, é trabalho para poucos. Parabéns a todos os envolvidos”