Notícias

AÇÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Devido à proliferação das arboviroses e o alto índice de contaminados no município, o SESMT (Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho) em parceria com a Prefeitura Municipal de Timóteo (setor de Zoonoses) realizou nos dias 31/01 e 01/02 uma campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti nas empresas, Emalto Indústria Mecânica e Emalto Estruturas Metálicas.

A campanha teve início com a palestra ministrada pela equipe de Zoonoses da PMT, onde foram abordadas as formas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses, que são infecções como Chikungunya, Dengue, Zika, entre outros. Também foram abordadas outras doenças causadas por insetos como o mosquito palha, transmissor da Leishmaniose; caramujos infectados pelo Schistosoma Mansoni, que transmite a Esquistossomose e o Barbeiro, transmissor da doença de Chagas. Além das doenças e os transmissores, foram apresentados os ambientes que contribuem para sua proliferação e a importância de receber os agentes de combate às endemias nas residências para que seja realizada a vistoria local e orientação aos moradores.
Após a palestra foi organizada uma vistoria nas empresas, coordenada pela equipe de Zoonoses, com a participação de Cipistas, Brigadistas e a equipe do SESMT em busca de focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti, aplicação de inseticida e limpeza da área. Dois dias após o trabalho de inspeção e limpeza da área foi a vez do trabalho de eliminação dos mosquitos adultos, através da aplicação do “fumacê”. A Gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Ana Amélia Camilo Soares comentou: “É importante agradecer e parabenizar a empresa pela iniciativa e do mesmo modo pelo interesse demonstrado pelos empregados. Nós só vamos conseguir superar esse momento crítico que estamos atravessando com o envolvimento de toda a população”.