As empresas do Grupo Emalto realizaram uma reforma nas lixeiras das fábricas com o objetivo de melhorar a coleta seletiva e manter um ambiente de trabalho saudável. A reforma foi realizada pelas equipes de Meio Ambiente e Jateamento – Pintura, revitalizando e pintando as lixeiras com placas indicativas de reciclagem e com cores correspondentes. O Coordenador de Meio Ambiente, José André Avelino, comentou sobre a melhoria: “o grande desafio agora é conscientizar as pessoas sobre a importância de reciclar corretamente os resíduos, evitando o retrabalho na separação dos mesmos. A Emalto possui um gerenciamento de todos os seus resíduos com identificação e disposição adequada, tendo disponível uma Central de Resíduos, caçambas para sucatas metálicas e não recicláveis e uma gaiola de coleta, onde são armazenados os resíduos que foram depositados nas lixeiras. A destinação é monitorada pelos órgãos ambientais através do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR, lembrando que os resíduos recicláveis são recolhidos pela Ascati (Associação de Catadores de Timóteo). Vamos colaborar com os zeladores e com o meio ambiente, que todos façam a sua parte, descartando os resíduos corretamente.”.
MÁQUINAS DE SOLDA
As equipes de Manutenção e Solda da Emalto Ind. Mec. realizaram uma melhoria importante para atender os setores de produção com mais eficiência. Foi instalada no galpão de caldeiraria leve uma sala para atender a demanda dos soldadores. Através dessa iniciativa foram reformadas todas as máquinas de solda MIG, um trabalho feito pelo colaborador Luís Henrique, que também produziu um dispositivo de distribuição de gases (pulmão) que permite uma melhor alimentação das máquinas. Com essa iniciativa, os colaboradores dos setores de Solda, Montagem e Acabamento podem ter um atendimento mais eficiente e com isso melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho. O Coordenador de Manutenção, Cristiano Duarte, explicou: “essa iniciativa surgiu de uma grande necessidade e foi feita em conjunto entre a Manutenção e a Solda com o foco em manter as máquinas em suas melhores condições de trabalho, reduzindo o tempo de ociosidade, melhorando a confiabilidade e o senso de zelo com os equipamentos. Além disso percebemos a importância em apoiar o colaborador Luís Henrique, que tem uma ótima capacidade de percepção e criatividade e com o apoio de todos está realizando um grande trabalho. Notamos a satisfação dos usuários e isso nos motiva em sempre trabalhar buscando a melhoria contínua.”.
Com a iniciativa foram reduzidos em aproximadamente 50% os casos de “quebra” que não se limitam somente as máquinas de solda mas em todos os equipamentos como: mangueiras, tochas, esmerilhadeiras e fluxômetros. Agora os usuários conseguem ter um atendimento ao lado do setor com mais eficiência às suas necessidades de manutenção.