Com o objetivo de conscientizar seus colaboradores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce sobre as doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata, o Grupo Emalto realizou em todas as empresas a campanha “Novembro Azul”, com o tema, “ Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem”.
Foram realizadas as reuniões relâmpagos com assuntos sobre o tema e oferecido aos colaboradores um café especial com vídeos abordando o assunto e uma explicação do médico responsável pelo SESMT, Dr. Vinícius Linhares, com informações importantes sobre os métodos de prevenção e diagnósticos do câncer de próstata.
Nos dias atuais, o câncer de próstata é a doença que causa mais óbitos na população masculina, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A idade é o principal fator de risco, sendo incidente em homens a partir dos sessenta anos. Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O grande desafio para o diagnóstico precoce é superar o preconceito masculino quanto ao exame de toque retal. Muitos entendem erroneamente que irão perder a masculinidade e optam por correr os riscos da doença, por isso o tema da campanha!